Soluções ideais em sistema de detecção e alarme de incêndio para condomínios
Todo local onde há grande fluxo de pessoas, é necessário que tenha um sistema de detecção e alarme de incêndio.
E isso não seria diferente para os condomínios residenciais, que além da grande movimentação de pessoas, tem moradias, fluxo de veículos, iluminação, equipamentos eletrônicos, etc.
Vale lembrar que os cuidados com a prevenção de incêndios devem ser constantes, e ter o laudo AVCB em dia é de extrema importância.
Mesmo com todos os cuidados e regras aplicadas, infelizmente alguns acidentes são imprevisíveis, porém, podem ser detectados no início, evitando danos maiores ao local e às vidas que por ali passam.
É obrigação do síndico ou do administrador do condomínio diminuir os riscos de uma possível tragédia e implementar medidas de prevenção contra incêndio, além de ter pessoas treinadas e capacitadas para integrar um time da brigada de incêndio, sendo exemplos a serem seguidos em caso um sinistro.
Mas como saber se o sistema de detecção e alarme do seu condomínio é eficiente?
Um dos pontos mais consideráveis e de extrema importância é que o sistema seja adquirido em uma empresa de confiança e de referência no segmento, além de ter um plano de prevenção e combate a incêndios elaborado e assinado por um profissional qualificado. E não se esqueça de checar se os equipamentos estão de acordo com as normas e legislações de instalação e manutenção de sistemas de detecção e alarme de incêndio.
Saiba mais sobre “Plano de prevenção e combate a incêndios”.
Sistema de detecção e alarme de incêndio para condomínios
Cada tipo de condomínio necessita de um sistema de detecção e alarme de incêndio.
Os prédios que possuem estruturas menores, podem optar pelo sistema convencional, que faz a detecção da emergência por zonas, sendo um sistema simples e que não possui uma alta tecnologia aplicada. Já as edificações maiores ou que são mais complexas, demandam um sistema endereçável, pois, assim, a central consegue identificar o local exato da emergência e do alarme acionado.
O principal objetivo de uma solução completa, é identificar o foco de um incêndio, logo no início, para que sejam tomadas as devidas precauções. Essa agilidade inicial em detectar princípios de incêndio pode salvar vidas e reduzir as perdas materiais.
Para que um sistema de detecção e alarme de incêndio seja bom e eficaz, o primeiro passo está no projeto. O projetista deve considerar todos os elementos necessários e cada tipo de dispositivo indicado para cada local. A instalação deverá ser de forma correta e estar de acordo com as normas, além de garantir que a manutenção esteja em dia.
O sistema pode ser composto por:
Central de alarme
A central é a parte fundamental de um sistema de detecção e alarme de incêndio. Por vezes, é considerada o coração de todo sistema.
Sua principal função é receber as informações dos equipamentos periféricos e acionar, de maneira automática, os sinalizadores e outras automações em caso de emergência. É a partir dela que todos os aparelhos, como acionadores, sirenes, detectores de fumaça e de temperatura, são cabeados.
Para que uma ação seja tomada em tempo hábil, em casos de princípio de incêndio, a norma exige que a central de alarme seja instalada em um local com constante segurança e monitoramento, como as portarias de edifícios ou salas de segurança, com profissionais autorizados e capacitados para operá-la.
Acionadores manuais
Os acionadores de alarme possuem um importante papel dentro de um sistema de detecção e alarme de incêndio, pois é o responsável por sinalizar à central de incêndio a existência de alguma emergência.
Eles devem ser instalados em locais com fluxo de pessoas e a distância máxima até um acionador manual mais próximo não pode ser superior a 30 metros.
Detector de fumaça
O detector de fumaça é um dos detectores de incêndio mais utilizados, pois sua instalação é fácil, além de ser um equipamento simples e oferecer excelente custo x benefício.
Eles podem ser conectados a sistemas de detecção e alarme de incêndio convencionais ou endereçáveis, e funcionam com sensores fotoelétricos ou iônicos.
Detector de calor
O detector de calor é um dispositivo importante em um sistema de detecção e alarme de incêndio, principalmente em ambientes em que o fogo pode acontecer antes da fumaça. Com isso, eles são responsáveis por notificarem a central em caso de princípio de incêndio.
Sirene de áudio e audiovisual
Assim como os detectores de incêndio, as sirenes são itens que devem fazer parte do sistema de detecção e alarme. A sirene é responsável por avisos sonoros a longas distâncias, informando ao maior número de pessoas a necessidade de evacuação do local, de forma rápida e efetiva. O modelo audiovisual é o mais indicado, pois, além do aviso sonoro, emite uma luz que também chama a atenção das pessoas, principalmente daquelas que possuem alguma dificuldade auditiva.
Um portfólio completo em soluções de sistema de detecção e alarme de incêndio!
A SKYFIRE oferece um portfólio completo em soluções de sistema de detecção e alarme de incêndio.
Nossa missão é proteger vidas e patrimônios. Com isso, oferecemos as melhores soluções para diversos segmentos da indústria, prédios comerciais e residenciais, hotéis, shoppings, igrejas, escolas, entre outros.
Todos os nossos produtos possuem alta tecnologia aplicada e estão 100% de acordo com a Norma Brasileira ABNT NBR 17240/2010, além de ter Conformidade Europeia (CE) em qualidade.
Se você quer saber mais sobre as nossas soluções, entre em contato conosco! Estamos disponíveis nos telefones: (16) 3019-3980 | (11) 3569-2088 ou acesse nosso site e saiba mais!
Preservando vidas e patrimônios com alta tecnologia aplicada!
Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades! ????