Como evitar incêndio no ar-condicionado?
Incêndio no ar-condicionado pode ser mais comum do que se pensa. Grandes tragédias que marcaram o Brasil, como o edifício Joelma, o alojamento do Flamengo e o Museu Nacional, foram ocasionadas por curto-circuito nesse equipamento.
Além desses incêndios que tiveram grande repercussão, muitos outros acontecem por causa desse equipamento, fazendo inúmeras vítimas e devastando patrimônios. Em grande maioria, os casos estão relacionados por falhas encontradas nas instalações elétricas.
No artigo de hoje abordaremos as principais causas de incêndio no ar-condicionado e como esse problema pode ser evitado. Então, continue com a gente!
As principais causas de incêndio em ar-condicionado
O ar-condicionado é um aparelho bastante popular e procurado para residências e empresas, passando o dia e noites inteiras em funcionamento. Mas é preciso lembrar que a sua instalação deve ser realizada corretamente para evitar futuras dores de cabeça e problemas.
As fábricas fornecem aparelhos testados e aprovados pelos órgãos competentes para venda; porém, apenas isso não basta. As instalações inadequadas são as maiores causas de incêndios em ar-condicionado. Isso ocorre devido a curtos-circuitos ocasionados por sobrecarga da fiação.
Além de comprar um produto de qualidade, o ideal é contratar um profissional experiente, de preferência que seja credenciado à marca escolhida. Instaladores que não estão preparados para lidar com o ar-condicionado podem não fazer a segmentação dos circuitos ou não terem atenção ao condutor durante a instalação. Outro problema que pode ocorrer é não avaliar se a tensão exigida pelo aparelho corresponde à que residência possui.
A instalação fora dos padrões exigidos pode ocasionar aquecimento do circuito elétrico, gerando curtos-circuitos que originam incêndios.
Além do profissional capacitado, é interessante manter guardado o projeto elétrico da instalação da residência ou empresa. Isso irá facilitar o entendimento da rede elétrica e permitir que seja realizada a adequação necessária para receber o equipamento.
Ar-condicionado ligado por muito tempo também pode sobrecarregar a rede de energia e causar curtos-circuitos. O Corpo de Bombeiros já alerta sobre o fato de manter o ar-condicionado em funcionamento sem a real necessidade de estar em uso. O ideal e recomendado é deixá-lo ligado somente no período em que há alguém no local.
Algumas medidas que podem ajudar a identificar se o aparelho apresenta algo de errado, é observar se há:
- Cheiro de queimado vindo do aparelho ao ligá-lo ou após certo tempo de uso;
- Paralisação do funcionamento sem motivo;
- Sons incomuns durante o funcionamento;
- Cabos ou plugues superaquecidos;
- Alteração da cor dos plugues;
- Deformidades dos cabos ou folgas.
Caso o aparelho apresente qualquer uma das inconformidades citadas acima, é preciso desligá-lo e retirá-lo da tomada e, se possível, desligar também o disjuntor. Em caso de incêndio, é recomendado o uso de extintor para equipamentos elétricos, que são à base de gás carbônico, pois não conduzem eletricidade.
Prevenção de incêndio no ar-condicionado
Antes de instalar o ar-condicionado, é importante manter atenção em alguns pontos. Tomar as medidas preventivas para evitar curtos-circuitos é fundamental para garantir a segurança de todos.
Contratar uma empresa ou instalador especializado
Como já dito, o profissional deve ser qualificado para realizar a instalação. É fundamental que ele avalie toda a parte elétrica e veja se ela comporta o aparelho desejado.
Empresas especializadas em climatização, principalmente aquelas que são parceiras da marca do equipamento, podem garantir um projeto seguro para a instalação, incluindo adequação da rede e seleção de quadros de energia adequados para o equipamento.
Manter um circuito exclusivo
O ar-condicionado é um equipamento que requer muita energia para funcionar. Para evitar sobrecarga na rede elétrica, o ideal é manter um circuito exclusivo, com disjuntor e fiação compatíveis com o aparelho. Isso evita curtos ou quedas da rede elétrica.
Adequação da rede elétrica
Essa medida está diretamente relacionada com o circuito exclusivo para ar-condicionado. O instalador precisa verificar qual é o consumo do equipamento e avaliar se a rede comporta ou não.
Quando instalados em redes elétricas de capacidade inferior à sua, podem causar pane em todo o circuito, já que diversos equipamentos estão conectados no mesmo local.
Atenção à bitola da fiação
Usualmente, o condutor utilizado para a instalação do ar-condicionado deve ser de um tipo especial. É importante trabalhar com fios que possuem bitola adequada, geralmente recomendada pelo fabricante da marca, garantindo maior segurança como também o bom funcionamento do aparelho.
A espessura do fio deve ser proporcional à potência do equipamento. Não podem ser utilizados fios desencapados ou que não apresentam um isolamento adequado para a instalação.
Disjuntor dedicado
O disjuntor é um componente que protege a rede elétrica, a fiação e os equipamentos que nela estão ligados contra curtos-circuitos e sobrecarga de tensão. Por isso, ao criar o circuito exclusivo do ar-condicionado, é preciso manter um disjuntor somente para essa instalação.
O ar-condicionado deve estar ligado em uma tomada de uso específico (TUE). Nela, não podem ser conectados outros equipamentos, nem os famosos “Ts”. Isso pode ocasionar sobrecarga na rede.
Manter a manutenção periódica
Mesmo com uma instalação adequada e segura, o aparelho de ar-condicionado precisa passar por manutenções periódicas.
Assim como a instalação, os procedimentos de manutenção também precisam ser realizados por empresas ou profissionais especialistas no segmento, além de ser feitos de acordo com as recomendações do fabricante para aumentar sua vida útil e manter a segurança no seu funcionamento.
No caso de empresas e condomínios, além da instalação adequada do ar-condicionado, é preciso manter o plano de prevenção e combate a incêndios para garantir a segurança do ambiente e de pessoas.
Manter boas práticas na instalação e na manutenção do ar condicionado garante o pleno funcionamento e evita incêndios. As medidas de prevenção são fundamentais para a segurança do ambiente.
E como a Skyfire pode te ajudar?
Com um vasto estoque de produtos e soluções, fornecemos para o seu negócio equipamentos certificados e de alta performance para a detecção e prevenção de incêndios, garantindo a qualidade e satisfação que você deseja.
Esse conteúdo foi útil? Deixe nos comentários o que achou, compartilhe em suas redes sociais e continue seguindo nosso blog para outras novidades.
Até a próxima!