CIPA: conheça e entenda a importância
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, também conhecida pela sigla CIPA, é bastante falando dentro das empresas. Trata-se de um instrumento que todos os trabalhadores têm para tratar e prevenir acidentes e doenças em seu ambiente de trabalho.
Mas de que forma a CIPA funciona? Este artigo traz a definição e mostra qual a importância dessa comissão no ambiente de trabalho. Para descobrir tudo isso e entender por que a CIPA pode ajudar, continue a leitura!
Entenda a definição de CIPA
Antes de entender a importância, é preciso saber sobre o que é e do que se trata a CIPA. Como vimos no início, essa sigla significa o seguinte: Comissão Interna de Prevenção a Acidentes. E, como o seu próprio significado sugere, o objetivo é prevenir acidentes dentro do ambiente de trabalho.
Mas, como a CIPA ajuda a prevenir acidentes dentro do ambiente de trabalho? Por meio da fiscalização, do incentivo à prevenção e da implantação de práticas que objetivam o bem-estar na empresa.
Os integrantes da CIPA não são pessoas de fora da empresa e nem são contratados exclusivamente para isso. A comissão é eleita por meio de votação, e os candidatos são os próprios funcionários da empresa, apelidados de CIPEIROS.
Veja quais são os benefícios da CIPA
Apenas pela definição que citamos, já dá para ter noção da importância da CIPA dentro do ambiente de trabalho. Abaixo, reunimos também outros benefícios que essa comissão proporciona.
Previne acidentes de trabalho
Funcionário acidentado ou acometido por doença laboral é também funcionário parado. Não é isso que você quer para sua empresa, e não é isso que o funcionário quer para a sua própria saúde.
Um dos objetivos da CIPA é diminuir as chances de acidente no local de trabalho por meio da conscientização e prevenção.
Reduz os custos com o absenteísmo
Você sabia que, anualmente, as empresas brasileiras têm custos de R$10 bilhões por conta de gastos com funcionários ausentes? Esse levantamento foi feito em 2015 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde (MS).
Ainda segundo o mesmo levantamento, as principais causas da ausência de funcionários no ambiente de trabalho são as doenças. Entre elas estão a gripe, ou tipos de resfriado, e as doenças ocupacionais, ou seja, doenças oriundas de práticas inadequadas no ambiente de trabalho.
É um número bastante expressivo e não deve ser ignorado. Portanto, reduzir os números de absenteísmo é mais um bom motivo para implantar a CIPA.
Aumenta a produtividade
Um ambiente de trabalho que promove a saúde e o bem-estar dos funcionários também é mais feliz e produtivo. E é nisso que se resume a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Veja algumas ações que poder tomadas pela empresa
E apesar de a CIPA ser essencial dentro do ambiente de trabalho, contribuindo não somente para o bem-estar dos funcionários, mas também para os resultados positivos da empresa, há algumas ações que podem ser tomadas à parte.
Ouse seja, enquanto a CIPA atua dentro do ambiente de trabalho de forma efetiva, a gestão da empresa pode contribuir implementando algumas atitudes. Veja:
Ginástica laboral
Segundo o Conselho Federal de Educação Física, a ginástica laboral previne lesões ocupacionais e fortalece músculos por meio do alongamento adequado. Existe uma legislação específica para tratar da Ginástica Laboral, é a Norma Regulamentadora nº17 (NR-17).
Treinamento de incêndio
Acidentes acontecem, mas o que separa um acidente de uma tragédia é o nível de preparação para encarar situações adversas, como um incêndio. Por isso, investir em treinamentos de incêndio é uma importante medida para todos os colaboradores.
Conscientização a respeito do uso de EPIs
Muitos funcionários subestimam o poder dos equipamentos de proteção individual (EPIs). Mas é papel do gestor provar o tamanho da sua eficácia. Por isso, faça um trabalho de conscientização constante e mantenha uma fiscalização rígida.
Agora que você, gestor ou administrador de empresas, sabe quais são os benefícios da CIPA, e sabe também o quanto pode economizar dinheiro com atitudes simples no ambiente de trabalho, é melhor acelerar a implantação!
E você, gostou do artigo, mas não sabe por onde e como começar? Deixe as suas dúvidas nos comentários!