Conheça os riscos de um curto-circuito
É fundamental ter cuidado com as instalações elétricas, especialmente com os populares curtos-circuitos. Ouve-se muito falar neles e o quanto podem ser perigosos. Além de acidentes graves, o descuido com as instalações elétricas tende a aumentar as despesas.
Esse é um problema que pode ocorrer em residências, empresas e indústrias. Nas casas de eventos, por exemplo, eles devem ser cuidadosamente considerados para minimizar os perigos envolvendo segurança dos usuários do espaço. Leia o artigo e veja quais são os riscos de um curto-circuito.
Entenda o que é um curto-circuito
O curto-circuito acontece quando uma corrente elétrica de intensidade elevada demais atravessa a fiação. O aumento inesperado da tensão elétrica ocasiona o problema. Em outras palavras, quando a corrente elétrica que passa pela tomada e alcança o equipamento é maior que o aparelho pode suportar, o excedente se converterá em calor e derreterá o fio. Essa descarga pode causar danos ao circuito.
Quando se conectam muitos aparelhos a uma mesma tomada, também pode acarretar um curto-circuito. Assim como fios desencapados e as ligações efetuadas incorretamente podem provocar o problema. Por isso, a rede elétrica requer manutenção regular e de boa qualidade.
Ocorre a queima de equipamentos
Um curto-circuito pode causar danos de diferentes tipos. Um deles é a queima de equipamentos, como geladeira, televisão, computador, micro-ondas, máquinas usadas em indústrias e empresas e assim por diante. Dependendo do preço do produto, o prejuízo financeiro pode ser muito alto.
Algumas vezes, o equipamento não chega a queimar, mas suspende imediatamente seu funcionamento. Em uma empresa ou indústria, isso pode significar prejuízos ainda maiores, pois máquinas paradas significam perda na produtividade.
Há o risco de choques por conta do curto-circuito
Outro risco que pode acontecer é uma pessoa tomar um choque. A descarga elétrica pode ser leve ou causar sérias consequências, levando inclusive a óbito.
Se o funcionário for vitimado por um choque, a responsabilidade pode recair sobre a empresa em que ele trabalha. Caso se constate que não foram tomados os cuidados necessários com a manutenção da rede elétrica e com os equipamentos de proteção.
Pode-se gerar um incêndio por causa do curto-circuito
Entre os riscos de um curto-circuito, certamente o incêndio representa um dos maiores perigos. Uma máquina ou mesmo instrumento que funciona na eletricidade podem pegar fogo depois de um curto por causa da elevada quantidade de calor liberada. O fogo tende a se espalhar se encontrar materiais combustíveis próximos, gerando o incêndio. Há, ainda, a possibilidade de explosões se houver a presença de gases.
Os incêndios gerados a partir de um curto-circuito podem afetar residências (casas e apartamentos), estabelecimentos comerciais e industriais, casas de shows e assim por diante. A gravidade do fato dependerá das condições locais, mas quando acontecem incêndios, a segurança das pessoas sempre está em jogo.
Aprenda a minimizar os riscos de um curto-circuito
Para evitar ou minimizar as possibilidades de curtos-circuitos e de seus efeitos, incluindo o incêndio, é necessário adotar boas práticas em relação à eletricidade:
- fazer manutenção periódica das instalações;
- não conectar muitos aparelhos a uma mesma tomada simultaneamente, usando benjamim ou outros conectores múltiplos;
- evitar aplicar materiais de origem duvidosa para fazer as conexões da rede elétrica;
- usar fusíveis e disjuntores para a proteção da rede de eletricidade, pois suspendem a ligação corrente, impedindo que provoque danos ao sistema;
- evitar deixar os fios desencapados;
- tomar cuidado com tomadas manchadas, quedas constantes de energia e lâmpadas que queimam rapidamente (pode ser que a instalação esteja com algum problema).
Veja a importância de um sistema de combate a incêndio
Principalmente em ambientes de trabalho e casas de eventos, é fundamental contar com um sistema de prevenção e combate a incêndios.
É importante dispor de extintores, chuveiros automáticos, detectores de fogo, placas de sinalização, sirenes e outras ferramentas que ajudam a evitar ou reduzir os danos provocados por um incêndio.
Como vimos, não se deve brincar com eletricidade, nem descuidar dos riscos de um curto-circuito, pois as consequências podem ser graves, gerando prejuízos financeiros e ameaçando a segurança dos usuários do espaço. A melhor forma de evitar os perigos é manter uma boa manutenção da rede elétrica e cuidados com os dispositivos de segurança.
Já está prevenido contra esses problemas? Continue aprendendo e veja como realizar um projeto de segurança contra incêndio.