Entenda como a recarga de extintores é feita
A recarga de extintores deve ser feita a cada vez que o equipamento for usado total ou parcialmente em uma emergência e quando o extintor ficar muito tempo sem uso. Trata-se de um procedimento simples, mas que deve ser feito por profissionais especializados de acordo com toda as normas de segurança previstas na legislação.
Se você tem dúvidas sobre como a recarga de extintores é feita, continue a leitura deste artigo e conheça os principais detalhes desse processo.
Conheça as condições para a recarga de extintores
A recarga de extintores somente pode ser feita por profissionais qualificados em empresas certificadas, sem qualquer alteração nas condições originais do material. A cada recarga, um anel de identificação é colocado no extintor, obedecendo a cor definida para o ano em vigor.
A recarga deve ser feita apenas por profissionais qualificados e com certificação, como parte do conjunto de ações relacionadas à manutenção preventiva de extintores. No Brasil, os prazos e demais determinações para inspeção, manutenção e recarga de extintores estão previstos na NBR 12962.
Saiba qual é a frequência de inspeções
A frequência das inspeções varia de acordo com o tipo de extintor. No caso dos extintores com carga de gás carbônico e cilindros para o gás expelente, o intervalo previsto é de seis meses.
Entretanto, para os demais extintores, o prazo de inspeção sobe para 12 meses. Seja qual for o prazo, a finalidade da inspeção é a mesma: verificar se o equipamento mantém as suas condições originais de funcionamento.
A cada inspeção deve ser feito um relatório padronizado, no qual estarão informações como data, identificação dos responsáveis, identificação do equipamento e tipo de manutenção realizada, caso ela aconteça.
A manutenção pode acontecer no próprio local onde o equipamento está instalado ou em uma oficina especializada, sempre que forem evidenciados problemas que possam comprometer o funcionamento do extintor e o projeto de segurança contra incêndio.
Entenda os procedimentos importantes
Entre os procedimentos importantes realizados durante a manutenção de um extintor, estão a regulagem de roscas e válvulas, a limpeza dos componentes e a verificação do indicador de pressão.
Finalizando o nosso artigo, vale a pena destacar que um diferencial fundamental a ser observado nas empresas que fazem a recarga de extintores é o oferecimento de equipamentos reservas enquanto a manutenção é feita.
Quer saber quais são os outros critérios a serem considerados quando se trata de produtos e serviços de combate a incêndio? Então leia também sobre os 4 equipamentos contra incêndio.