4 medidas de segurança para sua empresa em uma época de quarentena
O período de quarentena está sendo difícil de enfrentar. Caíram as vendas de produtos e serviços, os lucros reduziram, porém, algumas despesas permanecem.
Um dos pontos cruciais é a segurança que não pode ser deixada de lado sob hipótese nenhuma, uma vez que, a própria quarentena já foi a medida de segurança mais radical que os governos encontraram para lidar com a pandemia.
Mas existem outros riscos a considerar, como incêndios e acidentes.
Mas, O que fazer para minimizar os efeitos negativos resultantes da crise? Como garantir maior segurança empresarial?
Leia o texto a seguir e confira 4 medidas de segurança que podem ser aplicadas nas organizações durante esse período de pandemia e quarentena!
1. Faça um inventário de todas as suas mercadorias
Para deixar sua empresa mais protegida, uma das medidas de segurança mais eficazes contra assaltos e incêndios, é fazer um inventário preciso de todos os produtos estocados ou nas vitrines; por isso, uma dica é utilizar algum software de gestão que também sirva para gerenciar estoques.
Caso a empresa seja assaltada ou sofra algum incêndio, com consequentes perdas de materiais e patrimônio (pode ser uma perda parcial ou total, no caso de incêndios), a seguradora, a partir do inventário, terá condições de efetivar a indenização mais rapidamente.
2. Tenha cuidado com os aparelhos elétricos e o aterramento
Para evitar o risco de incêndio durante a quarentena, é recomendado não deixar os equipamentos elétricos ligados à energia se não houver necessidade. Depois de terem cumprido sua função, todos os equipamentos e aparelhos devem ser desligados da tomada.
Outro cuidado para garantir a segurança predial é confirmar se o local dispõe de aterramento elétrico apropriado, pois, isso ajuda a evitar a sobrecarga do sistema e, consequentemente, os curtos-circuitos. Um curto-circuito pode causar a queima de equipamentos e iniciar um incêndio.
3. Instale um bom sistema de prevenção contra incêndio
Entre as medidas de segurança contra incêndio, destaca-se a instalação de um sistema de detecção e alarme compatível com o perfil da empresa.
O importante é que o sistema conte com os componentes básicos, que não podem faltar, tais como: a central de incêndio endereçável, acionadores, sirenes, detector de fumaça e/ou calor, e outros que se fizerem necessários.
A quantidade de cada dispositivo depende das dimensões e de outras características da empresa. Por isso, a importância de ser ter um projeto aprovado. As normas regulamentadoras também definem o que deve ser usado e como será instalado.
4. Conte com uma brigada para a segurança empresarial
Não podemos esquecer que a quarentena também está afetando as empresas especializadas em segurança. O contingente de brigadistas na ativa tende a cair, pois a capacitação dos brigadistas precisa ser realizada a cada 12 meses, pelo período de 05 anos. Após esse tempo ele recebe a definitiva.
Sem contar que as escolas de formação se encontram com as atividades suspensas na maioria dos estados.
Outro ponto a lembrar é que o dimensionamento da brigada de incêndio, que está condicionado à população fixa dos prédios, também sofreu alterações devido aos decretos lançados para fazer frente à pandemia.
Tomar essas e outras medidas de segurança vai ajudar a atravessar a quarentena, expondo a empresa a menores riscos. As ameaças mais graves aos estabelecimentos fechados nesse período são justamente os assaltos e os incêndios, resultantes de problemas elétricos.
O que você pensa sobre esse assunto? Quer continuar se atualizando sobre segurança empresarial? Isso é fácil: basta assinar a newsletter para ficar por dentro das novidades.